Home FAQs

FAQs

A catalogação encontrada neste Autor AL, Index de Escritores de Almeirim, está conforme o Catálogo de Pesquisa Bibliográfica DOCBWEB V2, da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval – Almeirim.

 

Sabe o que é FAQ?

Sabe o que é a CDU?

O que é a COTA de um documento?

O que é o ISBN ?

O que é o Depósito Legal ?

O que é o Fundo Local?

 

Sabe o que é FAQ?

FAQ é o acrónimo da expressão inglesa Frequently Asked Questions, que significa perguntas frequentes.

 

Sabe o que é a CDU?

A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema de classificação uniformizado e normalizado, amplamente usado nacional e internacionalmente, que visa cobrir e organizar a totalidade das áreas do conhecimento humano.

 Baseia-se no conceito de que todas as áreas do conhecimento pode ser divididas em 10 classes principais, e estas podem ser infinitamente divididas. Cada conceito é traduzido por uma notação numérica ou alfanumérica.

 

O que é a COTA de um documento?

Todos os livros têm um “endereço” (COTA) que é escrita numa etiqueta autocolante que se coloca, no caso dos livros na parte inferior da lombada.

A cota começa por depender do assunto principal do livro. A notação numérica equivalente da CDU, coloca-se na primeira linha da etiqueta. Depois, na segunda linha, colocamos as três primeiras letras do apelido do autor.

 

O que é o ISBN ?

O sistema ISBN (International Standard Book Number) é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que passou a estar sediada em Londres, no Reino Unido, a partir de Abril de 2006. Supervisiona a sua utilização, aprova a definição e estrutura dos grupos (linguísticos ou geográficos), e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país.

A APEL é a Agência Portuguesa do ISBN desde 1988, sendo responsável, entre outras funções, pela atribuição de números de identificação a monografias, i.e., a publicações não periódicas editadas em Portugal, Angola e Cabo Verde, pela atribuição de prefixos de editores, pelo fornecimento do Manual ISBN aos editores e pela promoção da utilização do sistema a nível nacional.

Apesar de não ser obrigatório por lei, o ISBN é um elemento essencial para as encomendas no comércio livreiro e para o mercado das bibliotecas a nível nacional e internacional.

O princípio fundamental em que assenta o sistema é que cada ISBN identifica um livro numa determinada edição, com todas as vantagens que daí advêm, a nível económico e cultural, ao facilitar a recuperação e a transmissão de dados em sistemas automatizados, para fins públicos ou privados, ao facilitar a pesquisa e a atualização bibliográfica, bem como a interligação de bibliotecas e arquivos.

 

O que é o Depósito Legal ?

O depósito legal é a obrigação legal feita a qualquer editor de livros ou publicações de enviar um ou mais exemplares de qualquer obra impressa no país a um repositório específico, geralmente sua biblioteca nacional.

 

O que é o Fundo Local?

 O Fundo Local reúne todo o tipo de documentação e publicações referentes a uma determinada localidade. Com mais rigor, poderemos definir o Fundo Local como um conjunto organizado de espécies documentais qualquer que seja o seu suporte (impressos e audiovisuais), produzidas por uma comunidade ou com elas relacionadas, que se referem aos mais variados aspetos da sua vida, história e atividades.

Assim, o Fundo Local engloba documentos sobre a história, a política a economia, a sociedade, as instituições, a vida religiosa, as atividades associativas e sindicais, culturais e desportivas, as artes e as letras, as personalidades, etc., de uma determinada comunidade e ainda sobre a geografia, a geologia, a fauna, e a flora da região em que ela está inserida.

De uma maneira geral será a documentação que respeita ao seu património cultural e natural, mas também que reflita o quotidiano dessa comunidade.

Compete à Biblioteca Municipal recolher, tratar, conservar, explorar e difundir toda essa documentação, nos seus diferentes tipos de suporte, tornando-a acessível a toda a população.

Share/Save/Bookmark