Home Outros João Pimenta | Eurico Henriques | Henrique Mendes O ACAMPAMENTO ROMANO DO ALTO DOS CACOS, Almeirim

O ACAMPAMENTO ROMANO DO ALTO DOS CACOS, Almeirim

Avaliação: / 4
FracoBom 

alt

Este é um trabalho de parceria, que reune investigação sobre a estação arqueológica do Alto dos Cacos (Almeirim) e vem sublinhar a relevância insuspeita, que este sítio teve na romanização do vale do Tejo, assumindo-se como uma instalação de cariz militar em meados do século I a.C.

 

Implantada numa antiga duna consolidada a norte da sede do concelho, sobre a margem esquerda do paúl do Vale de Peixes e nas imediações da Vala de Alpiarça e do Rio Tejo, o sítio será descoberto no início dos anos oitenta do sec. XX, no decorrer de trabalhos agrícolas. A sua localização permitia um contacto visual directo com espaços de ocupação romana e pré-romana da região.

 

Uma publicação que se completa com um conjunto de imagens que ajudam à compreensão, daquele que será, segundo os investigadores, que a assinam, um importante acampamento militar, pleno de vida social e de importância estratégica, numa época em que a topografia do terreno e a navegabilidade do Tejo ditaram a sua localização. 

 

Na altura do revolvimento das terras, foram observáveis vestígios de estruturas que tinham sido profundamente afectadas, tais como paredes de pedra com ligante em argamassa, paredes em lateres, uma área de sepulturas e outra com vestígios de áreas de combustão circulares, abundantes em tijolos rubfactos.

 

Um importante contributo para o conhecimento da presença romana no vale do Tejo e uma forte achega para o entendimento do que somos hoje.

 

Esta publicação - assinada por João Pimenta, Eurico Henriques, Henrique Mendes - decorre do estudo do numeroso espólio recolhido e à guarda da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural do Concelho de Almeirim.

Share/Save/Bookmark