Home Projeto

Projeto

APRESENTAÇÃO | linhas orientadoras

alt

 

 

O conceito deste projeto assentou na necessidade imposta pela Unidade Curricular de BAD [ministrada pela Docente responsável, Profª. Dina Rocha] parte integrante da Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia, do Instituto Politécnico de Santarém, de materializar uma tarefa de grupo que aplicasse conceitos ministrados em sala de aula .

Nesse sentido, entendeu o grupo proponente, construir uma Biblioteca WEB 2.0 que pudesse oferecer um serviço de pesquisa on line, que potenciasse a divulgação dos autores/escritores de Almeirim.

Porque o espaço estava por preencher, embora o serviço da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval - Almeirim, disponibilizasse em rede o seu catálogo - ou fundo documental - entendeu-se poder divulgar melhor determinados conteúdos, nomeadamente os que constam do fundo local, repositório de grande parte da informação que nos serve de base  e que se pretende divulgar, aqui, de forma particular.

Mais do que um sítio em rede, esta ferramenta de pesquisa pretende ser, pela particularidade e especificidade do seu conteúdo, o catálogo de todos os escritores de Almeirim que, por condição do seu nascimento assim são reconhecidos, ou ainda aos que, escreveram sobre Almeirim.

Pretende-se que o “Autor Al”, imagética de “Autores de Almeirim”, seja um instrumento de pesquisa, divulgação e informação dos autores nele contidos e um complemento ao serviço oferecido pela biblioteca pública de Almeirim.

Porque determinadas tarefas escolares se podiam - e deviam - separar do mero exercício académico, opção que colocou muitos (e bons) projetos escolares (após notados] à mercê de uma previsível "morte anunciada" , entendeu-se [em boa hora), levar o conhecimento para fora da Escola [ESES], fomentando, neste caso concreto, uma melhor divulgação daquilo que é a produção particular de um conjunto de autores.

Presentemente, o "Autor Al" está alojado (com carater definitivo) em servidor administrado pelo Município de Almeirim e a gestão de conteúdos é assegurada pelos signatários do projeto; Rui Bexiga, Fernando Veríssimo e Mário Cláudio.

 

Novembro de 2011 (atualizado em Julho de 2012)

.

Share/Save/Bookmark